sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lula e o SUS

Alessandro de Moura

Milhares de brasileiras e brasileiros utilizam o sistema público de saúde, administrado pelo governo Lula durante oito anos. Circulou pela internet a frase "Lula, faça seu tratamento pelo SUS". Muitas pessoas demonstraram espantadas com frases como estas. Mas porquê? Claro que não queremos que nenhuma pessoa morra por causa de doença alguma nas filas do SUS. Mas, quem trabalha ou já trabalhou no SUS, quem já utilizou, ou utiliza seus serviços, pôde e pode ainda presenciar e viver experiências calamitosas em seus corredores e leitos.
Mesmo com toda a precariedade de seus serviços, devemos defender a constituição de um sistema de saúde eficiente, gratuito que atenda a demanda de toda a população no país. Para isso é necessário investir muitos mais recursos na área da saúde, e por outro lado deveríamos deixar de emprestar dinheiro a banqueiros, empresários, como Eike Batista (http://www.ler-qi.org/spip.php?article2029)) e empreiteiras com isso sobraria muito mais recursos para investir em saúde, educação e moradia. (http://www.ler-qi.org/spip.php?article2910)
Lula foi presidente do Brasil durante oito anos, e assim como todos os outros presidentes anteriores, esquivou-se de resolver os principais problemas da saúde pública no país, e ainda, quando profissionais da saúde saiam em greve o governo defendia que seus salários fossem cortados! Ai fica o sentimento que Lula, assim como toda a camada da classe dominante que administra e governa nosso país, não dão a mínima atenção para os serviço básicos necessários a classe trabalhadora e ao restante da população brasileira, por dois motivos principais, um porque defendem o Estado Mínimo (neoliberalismo = poucos gastos sociais e muitos empréstimos para empresários, banqueiros e milionários especuladores), e também porque tem muito dinheiro para pagar por tais serviços básicos. Parece até que o SUS está bom do jeito que está para a população, mas quem administra o SUS e as Escolas públicas, que passar longe destas instituições.
Muita gente ficou assustada com a indicação do SUS como forma de tratamento, pois sabem que se isso realmente fosse feito, respeitando a fila, o quadro do ex-presidente poderia agravar-se muito. Lula pode tratar-se com especialistas do Brasil e do Exterior imediatamente. Mas o que fazer no caso da maior parcela da população brasileira que vive de salários e nunca foi presidente? Por um sistema de Saúde Público, Gratuito, de Qualidade e acessível a toda população!

Nenhum comentário:

Postar um comentário